Descubra a curvatura dos seus fios

O que determina se um cabelo é liso ou cacheado é a forma como o folículo capilar se prende à derme, a camada superior da pele, no couro cabeludo.

Basicamente, a diferença entre os cabelos lisos, cacheados e crespos é a forma geométrica de cada fio, que é notada pelo grau de ondulação e estrutura.

A curvatura dos fios é definida pela forma dá seção transversal, que pode ser observado pelo microscópio através de um corte no fio de cabelo, da raiz até a ponta. Essa forma pode ser circular, ovalada ou elíptica. Os cabelos lisos geralmente apresentam seção transversal circular; ela beira a ovalada nos cabelos onduladas e vai de ovalada a elíptica no caso dos Cacheados. Quanto mais elíptica a forma, mais cacheados serão os fios.

Já os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais frágeis comparados aos demais, uma vez que eles têm estruturas semelhantes a uma haste oval torcida, que favorece a ruptura do fio.
Com a variedade do formato dos fios, os cabelos cacheados e crespos tendem a apresentar mais volume.
Isto acontece porque os fios ocupam mais espaço no couro cabeludo e sua ordenação não é paralela como nos cabelos lisos, o que também contribui para que o cabelo embarace mais.

Considerando as características naturais dos cabelos cacheados e crespos, como também os efeitos de fatores externos, são necessários cuidados específicos com a utilização de produtos que proporcionam proteção, hidratação e ajudam a controlar o volume e a deixar os cachos mais bonitos e definidos.

Curvatura

Essa curvatura também influencia no formato do diâmetro do fio, observado por meio de um corte transversal. Esse diâmetro pode ser redondo, oval ou elíptico. Exemplo dá foto.

Curvatura2

Quanto mais elíptico for o fio, mais crespo ele será. Os fios de cabelo liso são perfeitamente circulares. Os cacheados do tipo 3 são ovais e os do tipo 4 são elípticos.

Note que quanto mais elíptico for o fio, mais plana será sua superfície. É por isso que o cabelo crespo é tão fino e delicado. Já os fios mais circulares são geralmente mais grossos.

 

E a espessura?

Muitas pessoas pensam que todo cabelo cacheado é grosso, mas não é verdade. A curvatura dos fios não tem nada a ver com sua espessura. O cabelo cacheado pode ser grosso, fino ou medio, assim liso ou ondulado. O que influencia a espessura dos fios é o processo de queratinização das células do córtex ( parte interna dos fios de cabelo), que é determinado por fatores genéticos. Quanto mais camadas de queratina tem fio, mais espesso ele será.

Publicado: Rafa Francisca

Imagem: Google

 

0 Comments

Deixe um Comentário