Hidratação com água de arroz

O uso do arroz vai muito além da culinária: sabia que ele também é um aliado da beleza? Na Ásia, por exemplo, a água do alimento é utilizada há muitos séculos como tratamento natural para o cabelo e a pele. Isso porque suas substâncias (como ácido felúrico e orizanol) funcionam como poderosos antioxidantes e os protegem da ação de radicais livres. Assim, essa poção mágica vai te ajudar a reparar, hidratar e devolver o brilho das madeixas. Confira as dicas abaixo e saiba como fazer!

O grão de arroz consiste em uma semente envolta por uma camada protetora, a casca. Na produção do arroz branco, a semente passa por um processo de polimento em que a casca protetora é removida. Mas um subproduto é obtido a partir dessa camada – ele é chamado de farelo de arroz utilizado para a extração do óleo vegetal.

O óleo obtido contém uma substância chamada de oryzanol, que é uma mistura de ésteres de ácidos felúricos com álcoois triterpenos e também é rico em tocoferóis (vitamina E). Esses compostos apresentam propriedades antioxidantes e por esta razão apresentam vários benefícios.

Benefícios da água de arroz:

No tratamento dos cabelos, as substâncias presentes na água de arroz auxiliam no reparo, na hidratação e no brilho dos fios. Por auxiliar na reparação e no fortalecimento dos cabelos, a água deste alimento é um ótimo tratamento natural para queda capilar.

Além de proporcionar mais beleza aos fios, a água de arroz também é reconhecida pela sua capacidade de estimular a produção de colágeno, proteína responsável pela elasticidade e aparência jovem da pele. Esta água também ajuda na remoção das células mortas da pele e pode ser usada para limpeza e cicatrização em casos de acne.

A água do arroz também é rica em um elemento denominado inositol, que retarda o processo de envelhecimento e auxilia na correta circulação do sangue, proporcionando uma melhor aparência ao nosso rosto, com mais brilho, tonicidade e elasticidade.

Mas os benefícios da água de arroz não param por aí: esta bebida também é energética, facilitadora do processo de digestão e serve como um estabilizador intestinal em casos de diarreia e gastroenterite.

Tratamento excelente para acabar com queda de cabelo

O alimento é um bom tratamento natural para queda de cabelo, já que ajuda na reparação e fortalecimento dos fios. Esse truque também pode ser também uma boa tática para quem tem os fios tingidos e quer evitar o desbotamento.

Veja como preparar essa poção mágica!
1º passo: despeje uma xícara de arroz cru em um recipiente de vidro e cubra-os completamente com água filtrada e fervida.

2º passo: mexa a mistura e deixe descansar por cerca de 8 horas. Depois, peneire o arroz e guarde a água em um frasco borrifador. Se for cozinhar o arroz, ferva-o com o dobro do volume de água, para que ele não absorva todo o líquido.

3º passo: deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, peneire, guarde a água em um frasco e espere esfriar antes de usar. Quanto ao consumo do alimento, não precisa se preocupar, ele pode ser consumido normalmente e não precisa ser desperdiçado.

Como aplicar no cabelo? Confira o passo a passo!
Com os cabelos já lavados, borrife a água de arroz em todo comprimento e massageie por alguns minutos. Depois disso, é só enxaguar com água fria. Muito fácil, né? Esse passo a passo pode ser repetido uma vez por semana para manter seus fios saudáveis.

Na pele:

Lave o rosto com os produtos que costuma utilizar e depois aplique a água de arroz, com a ajuda de algodão, em todo o rosto, pescoço e colo, iniciando pela testa. Recomenda-se que a água seja utilizada antes de dormir e reaplicada pela manhã, antes de passar o protetor solar.

Descarte

Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais, principalmente na questão de contaminação da água. Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado, pois pode causar diversos riscos ambientais e também entupimento dos encanamentos. Portanto, em caso de descarte, procure pelo local correto para esses produtos, coloque os resíduos de óleo em um recipiente plástico e leve a um ponto de descarte para que o óleo possa ser reciclado.

 Publicado: Rafa Francisca
Imagem: Google
2 Comments
  • Adriele Silva

    Responder

    Amei Rafa muito boa dica interessante a pesquisa publica mais estarei dando está dica pra as minhas clientes

    • Rafaela Santos

      De nada, desculpa a demora em responder!!

Deixe um Comentário