O Poder dos Aminoácidos no cabelo

As proteínas são feitas a partir da junção de moléculas de aminoácidos, ou seja, são polímeros de aminoácidos. As proteínas humanas são formadas através da combinação aleatória de 20 tipos diferentes de aminoácidos, a saber:

Como já referido acima, no corpo humano, as 20 moléculas de aminoácidos criam algo em torno de 100.000 proteínas diferentes, com funções, tamanho, forma, composição e número de aminoácidos distintos.

Uma proteína é formada por no mínimo 50 moléculas de aminoácidos. Este é o seu tamanho mínimo. Já as maiores proteínas no corpo humano chegam a ter mais de 30.000 aminoácidos. As estruturas formadas por menos de 50 aminoácidos são chamadas de peptídeos. Assim como as proteínas, os peptídeos também exercem funções importantes no organismo.

Aminoácidos Essenciais

Os fios de cabelo são compostos por, aproximadamente, 21 moléculas de aminoácidos essenciais. Contudo, conforme os fios passam por agressões externas – como uso de química ou mesmo processos mecânicos como pentear – vão perdendo esses aminoácidos. Provavelmente você já ouviu falar em queratina, ela é uma estrutura protéica fibrosa formada da união de todos os aminoácidos essenciais.

Exatamente por isso existem tantos tratamentos capilares que atuam no sentido de repor a queratina. Quando o cabelo não tem danos, poroso ou ressecado não é necessário fazer essa reposição. Repor queratina num cabelo que não necessita é arriscado, pois pode deixar as madeixas piores. Para suprir as necessidades dos fios que têm queratina existem produtos que contam com somente alguns desses aminoácidos na sua fórmula.

As Moléculas de Aminoácidos Essenciais

Ao todo são 21 moléculas de aminoácidos essenciais dentre as quais estão: gleutamina, histinina, fernilalanina, ácido glutâmico, triptolina, ácido aspártico, lisina, alanina, cisteína, arginina, valina, glicina, prolina, tirosina, aspargina, isoleucina, serina, aspargito, treonina, leucina e metionina. Esses aminoácidos são considerados como essenciais pelo fato de não serem produzidas pelo corpo humano.

Sendo assim, cabe a cada pessoa ter uma alimentação equilibrada em que esses nutrientes sejam ingeridos. Com uma alimentação rica em nutrientes os cabelos também recebem essas moléculas. Dentre esses 21 aminoácidos 9% são formados a partir da arginina que é fundamental para quem pinta o cabelo de loiro, “viu Cacheadas loiras e coloridas”. No processo de descoloração os fios acabam bastante danificados desta forma o cuidado precisa ser constante.

Arginina

Esse ativo energizar o couro cabeludo de maneira a estimular o crescimento dos fios. Trata-se de um aminoácido fundamental para o tratamento de queda capilar que acontece por estresse, por alimentação desregrada, genética ou mesmo por hormônios. Também é essencial para os casos de queda capilar devido a processos químicos que deixam as fibras do cabelo mais finas por ficarem com menos massa nas suas estruturas.

Sugestão bombaaa…. Os boosters são, basicamente, intensificadores que devem ser acrescentados aos produtos capilares, geralmente máscaras e condicionadores, pra dar um “up”, pra potencializar a ação dos produtos que você já tem em casa, já que eles são super concentrados.

Eles não vêm pra substituir nada, vêm pra agregar concentrações de aminoácidos de argilina e outros, pra trazer benefícios extras, pra proporcionar resultados melhores e, em muitos casos, mais “direcionados”.

Hidratação

Para que os cabelos fiquem sempre bonitos e bem cuidados é essencial manter uma rotina de hidratação ou famoso cronograma capilar. O uso de produtos que tenham os aminoácidos necessários para o cabelo ajuda a dar mais movimento, brilho e reduzir o frizz. Os aminoácidos têm ação das raízes até as pontas dos fios criando uma película invisível sob as fibras do cabelo.

Produtos Com Nutrientes

Os aminoácidos que compõem a queratina podem ser encontrados em produtos de tratamento para as madeixas como shampoos, condicionadores, máscaras, leave-in e óleos de nutrição de sua preferência ou para necessidade específica dos cabelos. O leave-in é o produto mais interessante para fazer essa reposição pelo fato de que ele permanece mais tempo nas madeixas já que não é enxaguado.

Lipídeos

A estrutura do cabelo é composta de água, aminoácidos e lipídeos, por esse motivo é comum encontrar ampolas de tratamento concentradas que, além dos aminoácidos, promovem a reposição de lipídeos. Os fios acabam “blindados”, para melhores resultados as ampolas de tratamento podem ser misturadas a outros produtos.

Ampolas de Tratamento

Existe uma grande variedade de ampolas concentradas de tratamento a disposição e cada uma é indicada para tratar um problema capilar. Esse tipo de produto é interessante porque permite promover uma reconstrução dos fios além de tratar sem pesar. Um dos tipos de ampolas mais comuns é a de queratina.

Muitas marcas oferecem ampolas de queratina que podem ajudar fios que se encontram muito danificados. Porém, há que se ter cuidado, pois como já dissemos não é todo cabelo que precisa de queratina. O cabelo que está apenas ressecado precisa ser hidratado, mas não precisa necessariamente de reposição de queratina.

Alimentação

Além de usar produtos capilares para ficar com as madeixas em dia, a dica é repor os componentes ausentes através da alimentação. Dentre os alimentos que ajudam nessa reposição estão avelã, arroz integral, uva-passa, trigo integral e pipoca. Manter uma alimentação equilibrada faz toda a diferença para ter cabelos mais bonitos.

Arginina Para o Cabelo

A arginina é um aminoácido que está presente na queratina e que ajuda a fortalecer o fio e no crescimento do mesmo para evitar a queda. Uma das principais funções é auxiliar na microcirculação para que haja uma melhor nutrição do bulbo para tornar possível a troca de nutrientes entre o fio e a raiz o que lhe confere mais força e impede que os fios acabem partidos e assim venham a cair.

Esse aminoácido auxilia no crescimento saudável das madeixas, quando a arginina se encontra presente em produtos capilares como shampoos, condicionadores, séruns e máscaras cria uma espécie de película de proteção de maneira a fechar as escamas. Com isso, o cabelo fica mais forte e com maior resistência. Fios mais resistentes têm menos possibilidades de serem agredidos por fatores externos como poluição e os raios do sol.

Aplicação

O uso de tratamentos que contenham arginina é bastante indicado para quem tem fios tingidos ou descoloridos, uma vez que esse aminoácido age melhorando a troca de nutrientes entre os fios e a raiz. O objetivo é desobstruir o bulbo capilar – o local em que os fios novos se formam. As madeixas nascem saudáveis e com mais força.

Como Usar a Arginina?

É possível encontrar uma grande variedade de produtos feitos com base de arginina. Dentre esses produtos estão shampoos, condicionadores, máscaras, leave-ins, séruns, entre outros. Em geral, a arginina é encontrada em produtos feitos a base de queratina, tem produtos de marcas nacionais e internacionais com esse aminoácido na fórmula.

É muito comum que as marcas de cosméticos capilares usem a arginina na composição de máscaras que servem para nutrir e reconstruir a fibra. Para melhores resultados com o uso de arginina você pode procurar um tratamento feito num salão de beleza por um profissional. É importante encontrar a forma mais interessante de usar o aminoácido para o problema específico do seu cabelo.

Benefícios

Como destacamos ao longo do texto, os aminoácidos essenciais ajudam a formar a queratina que é tão importante para que os fios fiquem bonitos, com brilho e macios. Você pode contribuir para a aparência das suas madeixas tendo uma alimentação balanceada e rica em aminoácidos. Tendo uma vida saudável isso se reflete também nos seus cabelos.

 

Publicado: Rafa Francisca

Fonte: http://www.mdsaude.com/2012/05/o-que-e-proteina.html

http://www.cygnuscosmeticos.com.br/beneficios-dos-aminoacidos-para-os-cabelos/

Imagens : Google

0 Comments

Deixe um Comentário