Saúde dos cabelos: Alimento necessário para seu fios – Parte 2

A boa saúde dos cabelos não deve ser algo corriqueiro , mas fundamental para cabelos com aspecto sedoso, brilhoso e nutrido. A assim como nosso corpo precisa de uma variedades de vitaminas e minerais para manter determinadas funções, existem nutrientes específicos que irão promover o cabelo mais saudável. A sua dieta influencia diretamente no crescimento como na qualidade do seu cabelo.

Os minerais 

Eles ajudam agrupar, contribuir e aproveitar melhor as proteínas responsáveis pela formação e na preenchimento da estrutura dos fios. A remineralização é importante no controle da queda e deixar os cabelos mais sedosos e formosos.

Zinco

O zinco ajuda no equilíbrio hormonal, incluindo os níveis de DHT em seu couro cabeludo.  Zinco ajuda seu corpo a produzir e reparar tecidos, assim como seu cabelo, e mantém as glândulas sebáceas em torno de seus folículos capilares funcionando como devem.

Magnésio

O magnésio é benéfico também para o cabelo e unhas, prevenindo calvície, além de deixar os fios mais fortes e saudáveis. De acordo com alguns especialistas, a alopecia e a calvície, estão diretamente ligadas á deficiência de magnésio no organismo.

A deficiência de magnésio pode resultar em inflamação e depósitos de cálcio nos folículos pilosos. A calcificação do couro cabeludo contrai o fornecimento de sangue para os folículos pilosos, causando redução do fluxo de nutrientes. O magnésio tem a ação de dissolver os depósitos de cálcio, devolvendo a oxigenação e alimentação ao fio de cabelo.

Ferro

Para nutrição do cabelo: Ele é um importante mineral que desempenha um papel vital no ciclo de crescimento do cabelo. Em primeiro lugar, o ferro é uma parte importante de nutrientes que entram na produção de células do sangue de hemoglobina que transportam o oxigênio para todas as células do corpo, incluindo os folículos do cabelo.

O nível do ferro no corpo é indicado por uma medida chamada ferritina.  É um fato comprovado que o menor nível de ferritina, especialmente em mulheres, é sempre seguido por perda de cabelo e se atrofia o crescimento do cabelo. Os folículos pilosos não mantêm o crescimento do cabelo continuamente, mas eles passam por um ciclo de crescimento, repouso e cessação.  Devido à falta de ferro, a fase de crescimento (anágena) do cabelo tornar-se curta e os cabelos caem prematuramente sem alcançar o comprimento máximo (normalmente um cabelo saudável cresce até 5 anos).

A maioria dos casos de perda de cabelo em mulheres está associada à baixa ferritina como a perda de sangue em mulheres menstruadas esgota as reservas de ferro. Os alimentos ricos em ferro, como gema de ovo, lentilhas, espinafre e frango são boas fontes para elevar o nível de ferritina.

Potássio

A deficiência dele leva à perda de cabelo: A deficiência de potássio (hipocalemia) é uma das razões mais negligenciada para a queda do cabelo especialmente na mulher. A ingestão regular de dietas ricas em salgado aumenta o acúmulo de sódio em torno dos folículos pilosos que bloqueiam a nutrição vital necessário para o crescimento do cabelo. O potássio tem a capacidade para remover a acumulação de sódio em excesso no corpo.

Contudo, se você tem muito de potássio em relação à menos sal, essa condição irá também levar à queda de cabelo.  Se o organismo não obter uma quantidade suficiente de sódio, os electrólitos não funcionaram bem e os nutrientes necessários para o crescimento do cabelo não passaram através da corrente sanguínea para os folículos capilares. Isto quer dizer, para a saúde do corpo que para o crescimento do cabelo, o potássio e de sódio devem estar presente no corpo em quantidade proporcional.

As principais razões para a deficiência de potássio em uma pessoa poderia ser devido à falta de potássio na dieta, o excesso de excreção de potássio através da micção, os efeitos colaterais causados em determinado medicamento, ou determinada doença pode causar a má digestão. As Melhores fontes naturais de potássio são bananas, cereais integrais, sementes de girassol, carnes magras, farelo, frutas e legumes.

 

 

error: Conteúdo Protegido!